Top 10: Meus filmes indie favoritos

Olá, olá, obstreladores! Estou aqui curtindo bastante a visita na casa da melhor amiga da melhor forma possível: maratonando. Sim, séries e filmes, tudo o que tiver ao nosso alcance. São tantos filmes para mostrar uma para outra e tantas séries que precisamos colocar em dia que até perdemos a conta e a noção do tempo que temos para a quantidade de coisas que planejamos assistir. Pensando nisso decidi fazer listinhas de filmes, e por que não fazer sobre um dos meus estilos favoritos? Os filmes indie!

Algo nesse tipo de produção me faz ter uma sensação diferente, creio que eles acabam, de certa forma, sendo mais próximos da realidade do que as grandes produções. São filmes, em sua maioria, sem aquele final clichê e nem sempre com um desfecho exatamente feliz, mas assim é a vida, certo? Essa provavelmente foi uma das listas mais difíceis que já precisei fazer na vida, então podem esperar uma parte dois, porque ainda tenho muito mais para mostrar para vocês.



          Submarine



Sinopse: Oliver Tate (Craig Roberts) é um menino de 15 anos que tem dois objetivos na vida: perder a virgindade antes do seu aniversário com a sua nova namorada Jordana (Yasmin Paige), e tentar afastar a mãe do ex-namorado que se mudou para a casa ao lado. Além disso, para salvar o casamento de seus pais, Oliver tem a ideia de controlar a vida sexual deles e de forjar cartas românticas sugestivas de sua mãe para seu pai.

O que eu tenho a dizer: Trilha sonora completamente feita pelo Alex Turner, uma das minhas pessoas favoritas no mundo. Filme que é uma adaptação fiel do livro fantástico do Joe Dunthorne. Eu não tinha motivos para não assistir esse filme assim que descobri a sua existência e hoje é um dos meus filmes favoritos. Um retrato da mente de um adolescente, sem sentido e uma bagunça total. Minha relação com o Oliver é de puro amor e ódio e eu recomendo para todos.


          As Vantagens de Ser Invisível


Sinopse: Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.

O que eu tenho a dizer: Não é nem de longe um filme desconhecido, acho que nem preciso dizer o quão fantástica a trama é. Stephen Chbosky não só escreveu o livro que originou o filme, como também dirigiu e produziu o longa, ou seja, era impossível dar errado. Com um elenco que não deixa a desejar, As Vantagens de Ser Invisível é simplesmente encantador e, mais uma vez, autêntico.

          Frances Ha


Sinopse: Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.

O que eu tenho a dizer: Esse foi um dos filmes que mais me surpreendeu. Assisti meio por não ter nada melhor para fazer, não li a sinopse e nem pesquisei a respeito, mas me apaixonei perdidamente pela história da Frances. A princípio, o fato de ser todo em preto e branco me incomodou, porém logo eu já via aquilo como um charme a mais do longa. É impossível não torcer para a nada sortuda e atrapalhada protagonista, que precisa sair de sua zona de conforto para viver situações tão dramáticas quanto engraçadas e subir na vida de bailarina.

          In Your Eyes


Sinopse: Rebecca (Zoe Kazan), a atônita esposa de um famoso médico e Dylan (Michael Stahl-David), um ex-condenado buscando recomeçar a vida, descobrem estar conectados. O casal pode ouvir e ver um ao outro. A partir desta ligação, Rebecca e Dylan iniciarão um inexplicável romance metafísico.

O que eu tenho a dizer: Primeiramente queria deixar bem claro aqui o meu amor pela Zoe Kazan e por tudo o que ela faz. Nesse final de semana, rodando pelo Netflix, a Duff sugeriu que assistíssemos, já que ela já havia assistido e amado. "Tem a Zoe Kazan envolvida, não pode ser ruim" foi o que eu respondi na hora e coloquei. Eu só não sabia que ia dar de cara com um drama desses, um filme carregado de sentimentos e arrepios e algumas piadas para quebrar o gelo.  

          The Spectacular Now


Sinopse: Sutter Keely (Miles Teller) leva uma vida despreocupada. Ele nunca terminou os estudos, adora festas e álcool, e troca frequentemente de namorada. Quando é rejeitado por uma de suas pretendentes, ele se embebeda e acorda em um gramado ao lado de Aimee Finicky (Shailene Woodley). Nasce uma relação improvável entre esta garota solitária, fã de ficção científica, e o homem que vive apenas no tempo presente.

O que eu tenho a dizer: O filme que me fez ficar apaixonada pelo Miles Teller. É um filme tão simples e puro que se fosse uma pessoa eu poderia abraçá-la para sempre. O que mais me encanta é o fato de o protagonista, Sutter, simplesmente querer ver todos felizes e bem, mesmo que ele próprio não seja um bom exemplo a ser seguido. E não, o filme inteiro não gira em torno só do romance de Sutter e Aimee, muito pelo contrário.

          O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


Sinopse: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

O que eu tenho a dizer: Mais uma benção me dada pelo Netflix. Ao mesmo tempo que amo filmes franceses, tenho uma certa agonia deles. Bom, esse não foi o caso de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Com uma trilha sonora tão delicada quanto o próprio filme, não teve um segundo em que eu não quis ser amiga da Amélie. Não conseguia imaginar que de uma protagonista tão fofa e ingênua pudesse partir uma narrativa tão brilhante. E claro, Audrey Tautou.

          Quase Famosos


Sinopse: Um fã ávido por rock'n'roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

O que eu tenho a dizer: Será que dizer que tenho um quadro enorme do pôster do filme sobre a minha cama é o suficiente para traduzir o quanto eu o amo? Um filme sobre música que não é necessariamente um musical e que não mostra só o lado bom da vida devassa de uma banda de rock. Quase Famosos traz uma história que ao mesmo tempo que nos faz encantar pela vida de astro do rock, de viver viajando dentro de um ônibus e se divertindo ao limite, porém, ao mesmo tempo, apresenta as sujeiras e desvantagens envolvidas no meio. 

          Questão de Tempo


Sinopse: Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

O que eu tenho a dizer: Eu nunca pensei que fosse chorar tanto em um filme que é, em sua maioria, comédia. Geralmente eu não sou uma grande fã de filmes com grandes passagens de tempo, mas esse eu não conseguir parar até chegar ao final e reassisto sempre que posso sem me entediar.

          Across The Universe




Sinopse: Década de 60. Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard).

O que eu tenho a dizer: Quem me conhece sabe que Beatles é parte do que me mantem viva e com releituras tão bem feitas e uma história montada através das narrativas de várias das minhas músicas favoritas deles é impossível esse não ser um dos meus filmes favoritos. Os nomes dos personagens são todos originados de títulos das músicas do quarteto de Liverpool, a história é ambientada durante os protestos contra a guerra do Vietnã e as referências musicais e histórias são incríveis.

          Smashed


Sinopse: Kate (Mary Elizabeth Winstead) e Charlie (Aaron Paul) formam um jovem casal apaixonado. Eles compartilham uma paixão pela música, risos e álcool. Com o tempo, Kate desenvolve um comportamento antissocial que compromete seu trabalho como professora. Ela então decide entrar no AA e ficar sóbria, contando com a ajuda da amiga Jenny, do vice-diretor da escola e do seu marido. Mas nem tudo será fácil nesta jornada, pois essa transformação vai trazer à tona os outros problemas da sua vida.

O que eu tenho a dizer: Aaron Paul e Mary Elizabeth Winstead fazem um dos melhores casais disfuncionais que eu já vi, além de serem dois dos meu atores favoritos. A história é cheia de cenas pesadas mescladas com um humor bêbado e muitas lágrimas.

***

Então é isso, espero que tenham curtido e quais são os filmes indie favoritos de vocês? Já assistiram alguns desses? Se não, as férias são uma ótima oportunidade para isso! Até o próximo post! XOXO.

Nenhum comentário

Olá olá! Obrigada por ler o post e sinta-se à vontade para comentar! Não esqueça de voltar para ver a sua resposta, tento responder a todos. E, se você tiver um blog, deixe o link ao fim do comentário, adoro conhecer coisas novas!